quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O que você espera da faculdade?

E ai o ensino médio acabou, quando você fechas os olhos e para pra lembrar finalmente se sente livre, mas logo se depara com uma das maiores decisões da sua vida, decisão essa que não parece poder esperar, conforme os dias vão passando vê seus amigos seguindo rumos diferentes e todos parecem decididos, por mais jovem que você seja tudo te cobra por uma escolha e qualquer ano perdido parece tempo demais.

Pois bem, finalmente você começa a achar que sua vida acadêmica vai fazer sentido, que pegará gosto pelos estudos, e que tudo será uma nova descoberta.

No início do segundo semestre de 2015 dei início ao meu curso de graduação; Eu não sei vocês mas a visão que eu tinha de faculdade era algo diferente da realidade com a qual me deparei, talvez eu estivesse sendo otimista demais, talvez eu tenha assistido muitos filmes.

Acreditava que seria diferente do ensino médio, onde todos pareciam imaturos, faziam piadas sem graça, as panelinhas eram evidentes, juntamente com a hierarquia que prevalecia ano após ano, os boatos desnecessários, e aquelas pessoas que não pareciam estar dispostas a sair dos seus círculos para conhecer gente nova...

Ninguém parece gostar disso, ou pelo menos no Facebook todo mundo reclama, é de se imaginar que depois de adultos isso pare, pois as pessoas tem noção do quão besta e desnecessário é esse tipo de coisa, ou não, e ai então surpresa!

Ao meu ver é uma fase ótima para conhecer pessoas com os mesmos interesses que o seu, poder estudar algo que você realmente gosta e se dedicar não apenas por obrigação, é o lugar onde seus contatos, postura e dedicação começam a significar muito na sua vida profissional, e não apenas festas e escapadas para o barzinho, não que isso não seja valido, acredito que tudo é valido quando feito com responsabilidade.

Sinto informar que a faculdade não é tão diferente do ensino médio, ou pelo menos a minha experiência não foi, acabei confirmando o óbvio, que independente do que as pessoas digam, muitas delas levam esse tipo de atitude para o resto de suas vidas, desde as fofocas aos olhares tortos sem motivo, e aquela conversa paralela incessante. Muitas pessoas não querem estar ali e parecem esperar que o dia acabe e o diploma caia em suas mãos.

Mas assim como hoje em dia você fecha os olhos e reconhece que poderia ter aproveitado muito mais do ensino médio, consegue fazer isso agora mesmo e ver o que pode aproveitar melhor da faculdade, tanto na parte de aprendizado quanto na de socialização.

E realmente, seja no ensino médio, na faculdade, no trabalho, na vida em geral, sempre vai encontrar aquelas pessoas com atitudes desagradáveis e incompreensíveis, mas também aquelas dispostas a passar por essa fase de forma mais leve.

E se você está perdido, desesperado, com pressa, mas não sabe o que fazer, CALMA! Respira fundo e olha ao seu redor, uma frase bem corriqueira é que a pressa é inimiga da perfeição. Tendo em vista tantos pensamentos, numa idade cercada pela indecisão não é fácil ter certeza do que você vai querer pra vida inteira, mas você só vai saber tentando, e se por acaso não der certo, apenas não desista, pois todo amanhã é um belo dia para tentar algo novo.


4 comentários:

  1. Próximo ano estou ingressando em algum curso e tenho que dizer, tô meio ansioso. Quanto a como a faculdade é, desde que fui para o segundo ano descartei qualquer coisa relacionada a TV ou cinema, pois aquilo tudo é muito fictício. Mas espero ter experiências agradáveis. Quando vi seu post deu até um "up" no humor. Boa ideia fazer uma postagem sobre o assunto. As vezes assusta algumas pessoas. :)
    http://aprovidenciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Boa sorte em seu curso ^-^
      Sabe uma coisa muito bacana, você pode ligar na faculdade que pretende ingressar (ou em qualquer uma que queira conhecer) e assistir uma aula demonstrativa do curso que pretende fazer. Eu indico muito essa experiência, pois assim vai ter uma noção melhor da estrutura, conversar com as pessoas que já estão cursando, perguntar o que elas acham da faculdade, tirar duvidas a respeito do curso, além de matar um pouquinho da curiosidade.

      Excluir
  2. Se tudo der certo, cursarei arquitetura na universidade federal da minha cidade (Juiz de Fora - MG), mas atualmente estou cursando o ensino médio e técnico em um instituto federal, são 21 matérias, uma rotina desgastante... nesse ponto tenho quase certeza que a facul será mais tranquilo, é o que todos meus amigos que estudaram no meu colégio e depois foram para a uf dizem! Agora, quanto às pessoas desagradáveis, não tem jeito, tem em todo lugar. :/

    Beijos,

    Jaque
    www.deualoucanaamelia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, boa sorte, Jaque! *-*
      Acho que é questão de organização mesmo, tem gente que vai pra faculdade e não leva nada a sério, depois chega período de prova e entra em desespero, mas se a pessoa se dedicar todos os dias um pouco vai ser mais tranquilo. E realmente, as pessoas chatas são uma realidade em qualquer lugar.
      Beijos ^-^

      Excluir

Obrigada pela visita!